Bike Sharing

Quem mora em grandes cidades conhece bem os problemas de mobilidade que uma pessoa pode enfrentar todos os dias. Trânsito parado, dificuldade de estacionar, preços altíssimos e poluição são apenas os mais básicos.

Para fugir ou tentar solucionar alguns deles, o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, optou por uma alternativa mais barata e prática de transporte: o sistema Velib de bike sharing, que é o maior do mundo, com 20mil bikes, 1800 estações espalhadas a cada 300 metros da cidade. Funciona de maneira bem simples, basta a pessoa ir até uma estação, seguir as instruções que aparecem na tela, escolher a bike e esperar o sinal verde para usá-la. Os 30 primeiros minutos são grátis e é possível comprar o ticket pela internet.

Esse tipo de sistema vem se espalhando por toda Europa, como Estocolmo, Barcelona e Viena. Além de planos para aumentar o uso de bicicletas como transporte em diversas cidades dos EUA (como NY e São Francisco). Alguns sistemas de bike sharing espalhados pelo mundo, mostram que esse movimento só cresce.

B-cycle

Os usuários se cadastram em um quiosque e possuem um cartão para destravar sua bike, que pode ser devolvida em qualquer uma das 50 estações da cidade. O sistema possui 500 bicicletas e foi criado pelas empresas Humana, Trek Bicycle e a agência Crispin Porter + Bogusky.

Nice Ride

São mil bicicletas espalhadas em 80 estações pela cidade. Para usá-las, é possível escolher entre chaves com validade de um dia (US$5) ou um ano (US$40), entre outros valores. Basta fazer o cadastro nos quiosques e reservar uma bike pela internet (através de um app) ou telefone.

Montreal BIXI

Mesmo sistema que o Nice Ride, onde as estações funcionam com energia solar e são desmontadas durante o inverno, de acordo com a demanda. São 5mil bikes e 400 estações com wi-fi e disponibilidade de bicicletas atualizada em tempo real.

Anúncios
Esse post foi publicado em App, Bike, Bike Sharing, Cidade, Mobilidade, Transporte, Transporte Alternativo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s