Monotrilho alemão a caminho da China

Os chineses parecem gostar de enfrentar seus problemas de transporte e trânsito de cima. Depois do Straddling Bus, a China está de olho no alemão H-Bahn, segundo o China Daily. Este sistema funciona com um monotrilho suspenso, criado pela Siemens. Atua desde 1984 em duas cidades do mundo: Düsseldorf e Dortmund, onde transporta até 5.000 passageiros por dia em uma linha de 3 km de comprimento.

Para entender o conceito, o H-Bahn se parece com uma estrada de ferro de cabeça para baixo ou um elevado sustentado por pilares de metal. Na Alemanha, o sistema opera sem condutor, a uma velocidade de cerca de 50 quilômetros por hora. Cada trem pode transportar cerca de vinte pessoas sentadas e muitos em pé.

Este tipo de infra-estrutura é muito grande para centros urbanos, onde o metro continua a ser a melhor meio de ir contra o trânsito, mas é muito bem adaptada às áreas mais mais distantes, como é o caso em Dortmund, onde atravessa o campus, ou em Düsseldorf, onde se liga a cidade ao aeroporto.

A vantagem desse tipo de transporte, ao contrário do metrô, é que ele é construído rapidamente e custa menos – uma oportunidade de cidades não muito desenvolvidas ou pequenas de desenvolverem um sistema de transporte eficiente.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ônibus, Mobilidade, Planejamento Urbano, Transporte, Transporte Público. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s