Pod Cars

Pod Cars são veículos automáticos que podem transportar até 6 passageiros com mesmo destino. Eles andam em uma faixa dedicada somente a eles acima ou ao lado de carros e ônibus. A propulsão é feita através de um motor elétrico e os carros andam com pequenos pneus de borracha. Imagine um carrinho de golf moderno, mas sem volante. Toda a direção é automática e funciona por meio de um sistema central de controle. É apenas entrar no carro, escolher e indicar para onde quer ir e o Pod Car viaja diretamente para o destino, sem parar em outras estações no caminho. Um avançado sistema de controle assegura que o pequeno carro siga o caminho mais rápido.

Por causa da redução de emissão de carbono e os custos operacionais reduzidos se comparado com o ônibus tradicional, o Pod Car é uma boa opção para serem utilizados em aeroportos, centros urbanos e empresariais, shoppings e atrações turísticas.

Muitos projetos foram anunciados durante todo o ano passado.Um deles (em funcionamento) conecta o Terminal 5 do aeroporto Heathrow de Londres ao seu estacionamento. Os carros cobrem 2.4 milhas (em km?) com capacidade para transportar 1000 pessoas por dia, segundo Steve Raney, da ULTra PRT, empresa que construiu os automóveis. Já a empresa que administra o aeroporto calcula uma economia de aproximadamente 40% comparando com os sistemas de ônibus.

Em San Jose, no Vale do Silício, Califórnia, está em fase de estudo a implementação do PRT (Personal Rapid Transit) para ligar o aeroporto a hotéis, estações e lugares com grande concentração de transporte público. Também na Califórnia, a cidade de Mountain View, onde fica a sede do Google e o centro de pesquisas da Nasa, também mostraram interesse em implementar o que chamaram de melhor alternativa para um transporte seguro e sustentável.
Mas a segunda cidade do mundo a adotar esse tipo de transporte é Amritsar, na Índia, previsto para estar completo em março de 2012, ainda que suas instalações estejam disponíveis no aeroporto da cidade (que recebe uma média de 50000 visitantes todos os anos) já no começo deste ano.

Mais informações no site sobre o PRT ULTra em seu site, onde pode consultar as propostas de implementação, os lugares que estão sendo estudados e os sistemas que já estão em funcionamento.
Mais sobre o ULTra de Heathrow aqui e aqui.
PRT em testes em Masdar City.

Anúncios
Esse post foi publicado em Inovação, Mobilidade, Pod Car, PRT, Transporte, Transporte Alternativo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s