O transporte público do Vale do Silício


O Vale do Silício é bastante inovador no que diz respeito a novas startups e funcionários tão jovens quanto, mas seu sistema público de transporte nunca acompanhou a evolução que acontece nas empresas. Até que o Santa Clara Valley Transportation Authority aprovou novos ônibus expressos para encorajar mais trabalhadores a utilizarem o transporte público.

O conceito foi apresentado pelos designers, planejadores e outros profissionais da Brute Labs em um evento promovido pela revista GOOD (o GOOD Design Bay Area), onde Kevin Connolly, planejador da VTA lançou o desafio de aumentar o número de passageiros no sistema de trânsito da região. O foco do pessoal da Brute, que sabiam que precisavam fazer algo tech-friendly luxury – um serviço que ajudasse efetivamente os usuários, foi o fato deles serem diferentes daqueles dos usuários de outros lugares. São pessoas que não abandonariam tão facilmente seus carros a não ser que fosse apresentada uma opção mais útil. A Bruce então propôs veículos com lugares para sentar reservados, wi-fi, salgadinhos e uma pessoa para coordenar limpeza (ou lavanderia de roupas) e correio.

Além disso, a Brute Labs critou as taglines da campanha de marketing que apela para usuários tech-friendly, propôs diversas mudanças de itinerário, criando um sistema que pegariam os passageiros próximos às empresas de uma maneira que eles poderiam usar sua bike para seguir o resto do caminho. As mudanças de rotas viriam de empresas como o Google, que pode analisar dados do transito e da “rede de usuários” do transporte público.

A VTA  anunciou 20 ônibus expressos para o ano que vem (2012), equipados com wi-fi, cadeiras reclináveis, suporte de bicicletas e coisas menores como storage areas, tray tables e cup holders. Falaram também que as mudanças de itinerários seriam feitas em função dos bairros mais movimentados (more affluent neighborhoods), e estas mudanças se ajustariam aos horários alternativos das empresas da região.

Vídeo e apresentação do trabalho (que eu vou embedar assim que conseguir).
Matéria completa da GOOD.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ônibus, Inovação, Transporte, Transporte Público, Vale do Silício. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s